Play List

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Evódia e Síntique - Contenda de novo, será?

 
Lendo a carta de Paulo aos Filipenses me deparei com algo que infelizmente é constante nos dias de hoje, dentro e fora das igrejas...
Estamos falando da discórdia e da contenda.
Evódia e Síntique eram duas mulheres que auxiliavam Paulo em seu ministério, estavam diretamente ligadas a construção da igreja em Filipos, aproximadamente em 61 d.C.
Por mais que essas mulheres fossem empenhadas na obra do Senhor, permitiram que a discórdia e a contenda entrasse no meio delas.
Com certeza, após ler isso você deve ter se familiarizado com algum ocorrido que já presenciou ou até um episódio que possivelmente envolveu você e outra pessoa, dentro ou fora da igreja.
-Onde quero chegar?
Quero dizer para você, que isso não faz de você um ser inferior, sem luz, maldito ou coisa do gênero. Somos todos humanos, estamos todos sujeitos a errar, e APRENDER com nossos erros. Infelizmente coisas desse tipo acontecerão algumas vezes, afinal, todos pensamos diferente uns dos outros, mas quando a discórdia chegar em nosso meio e a contenda pensar em se levantar devemos ser FLEXÍVEIS e MALEÁVEIS para concertar isso da melhor forma possível.
No caso de Síntique e Evódia, o Apóstolo Paulo sugeriu que ambas pensassem concordantemente no Senhor (Leia Filipenses 4:2). Elas deveriam evitar disputas tolas e que não eram proveitosas. Isso porque essa disputa não era proveitosa espiritualmente, independente de quem estivesse correta.
Trabalhavam juntas com Paulo no evangelho do Senhor, por isso não podiam deixar que a discórdia as separasse. Eram fortes juntas! Naquele momento deveriam pensar mais nos outros, no bem que juntas faziam aos outros, e ao mesmo tempo, na ocupação que isso traria para elas, as impedindo de pensar na discórdia ou em coisas que não as edificassem.
Pense nisso, e caso você esteja nessa mesma situação, conte até 10 mil e veja o quão desnecessário é a discórdia e a contenda, para Deus, para você e para os demais. Isso é um meio que o inimigo usa para tirar algo que Deus tanto preza, a união e a comunhão do meio dos irmãos.
Caso conheça alguém que esteja nessa situação apenas indique esse post para a edificação dessa pessoa.
     Leia Filipenses 2:5-8 e veja que até o próprio Senhor Jesus soube se humilhar e ser humilde, mesmo podendo se assumir como o verdadeiro Deus. Não perca tempo com mágoas e chateações!

“Relacionamentos corretos são essenciais para a saúde da igreja. Quando as mulheres cristãs têm a mente de Cristo, elas não insistem em seus próprios métodos e opções. Ao contrário, escolhem o que é mais amável e edificante para o fortalecimento de toda a congregação – isto é, aquilo que é ‘proveitoso’. Isso não é fácil, especialmente quando questões doutrinárias estão envolvidas. Portanto, muita oração, humildade e conselhos da Palavra de Deus são necessários para ajudar a reconciliar diferenças.”
Fragmento. A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, estudo. 2ed. Barueri, SP : Sociedade Bíblica do Brasil, 2009.


         
“Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.”
-Salmos 133:1

Nenhum comentário:

Postar um comentário