Play List

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

PALAVRAS QUE ENCORAJAM



Sabe, estava refletindo sobre o valor das palavras e das influências. A palavra do Senhor nos induz a sermos influenciadores, quando ela nos manda ser luz (leia o post), mas até que ponto nossas palavras podem mudar o destino, mudar o rumo, mudar a situação de uma pessoa?
A palavra do Senhor também nos diz que tanto a morte quanto a vida estão no poder da língua (leia Provérbios 18:21) o que nos faz refletir que nós vamos sim prestar contas do que de ruim nós fizermos com ela (leia mateus 12:36) mas que nós também podemos usá-la para o bem (leia mateus 12:37).
Bom, você deve se lembrar de Josué, aquele lá que sucedeu Moisés e que ao lado de Calebe foram os únicos que possuíram a Terra Prometida.
Será que você é capaz de se lembrar, ou talvez pegar a bíblia mais próxima de você e conferir o que Deus fez quando chamou? No capítulo 1 do livro de Josué, o Senhor fala firmemente com Josué, Ele lhe encoraja com palavras firmes! E ainda que para Josué fosse um desafio imenso substituir um líder como Moisés, diante daquele povo murmurador, e de pouca fé, cada uma daquelas palavras o fizeram acreditar que eles venceriam em nome de Jesus!
E se você ler todo o livro verá que todas as vezes que ele se encontrava fraco, desacreditado, caído, o Senhor acrescentava a sua fé com palavras de ânimo. Palavras que não se resumiam só em palavras jogadas ao vento, mas que se tornavam realidade. Porque o peso que elas tinham eram maior do que tudo!
E isso foi de extrema importância para que ele atingisse o objetivo, o alvo, a missão que havia sido dada por Deus para que ele cumprisse.
Tá, aonde eu quero chegar com todo esse mimimi? Quero chegar ao ápice da pergunta chave...
O QUE VOCÊ TEM FEITO COM SUAS PALAVRAS?
Será que você tem as usado para abençoar, ou será que tem se contentado em praguejar as pessoas? Será que nos momentos em que você precisa apenas encorajar o seu irmão, o seu amigo a ir e cumprir o ide do Senhor, você não tem conseguido executar, simplesmente por se perguntar se realmente vai dar certo mesmo?
Já parou para pensar que existem milhares de pessoas precisando de motivação? Não estou falando de auto-ajuda, nem palavras falsas, mas do acreditar. Já parou pra pensar que existem pessoas que só precisam que você acredite e as ajude a acreditar que Deus é Deus em qualquer situação, que Ele faz e é fiel para cumprir e que Ele pode estar em todos os lugares com a sua onipresença?
Então, façamos uma auto-avaliação, vamos aprender a nos encorajar com palavras e a encorajar as pessoas que nos cercam. E que muitas vezes precisam apenas de uma palavra! Não estou falando de criar expectativas, nem de doar falsas esperanças. Porque o Senhor não cria expectativas em cima de nós, Ele espera apenas coisas que sabe que somos capazes de cumprir.
O profeta Oséias era desprezado pelas palavras que entregava para o seu povo (leia o livro de Oséias), as pessoas achavam duras e muitas as achavam até sem fundamento. Mas o que eles não entendiam é que o Senhor Deus o entregou para anunciar o arrependimento e a vinda do seu filho. E que por vezes palavras duras de correção também são incentivadoras.
Em Provérbios 12:1 diz “O que ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido.” Devemos amar a correção! Ainda que achemos que estamos certos. E devemos ser sábios ao corrigir. O profeta Oséias ainda que duro em suas palavras era guiado pela voz de Deus, e fazia o que Ele mandava.
Então, hoje eu te convido a mudar os velhos hábitos! Te convido a ouvir a voz do Senhor te encorajando como Ele fez com Josué, que possuiu a terra prometida. Convido você a encorajar pessoas, de acordo com a voz do Senhor como o profeta Oséias e principalmente, te convido a deixar pra trás os pensamentos pessimistas e medrosos que não agradam ao Senhor!
E que a Graça do Pai possa sempre nos alcançar para trazer a mudança em nossas vidas em busca da perfeição para ELE!

 “Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.
Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado”
-
Mateus 12:36-37

“ Do fruto da boca de cada um se fartará o seu ventre; dos renovos dos seus lábios ficará satisfeito.
 A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto”
-
Provérbios 18:20-21


Nenhum comentário:

Postar um comentário